Comentando: Aldnoah.Zero – Episódios 13 a 15

Fala galera, aqui é o Shaturanga retomando os comentários da bosta de Aldnoah.Nota.Zero. Irei comentar sobre a minha decepção com a temporada anterior e as minhas expectativas para essa temporada que temos agora.

A.Z13-15 (1)

Vocês devem estar estranhando ao ver eu fazendo posts desse anime mas diferente dos posts anteriores esse comentando não terá várias analises psicológicas e apuradas, vai ser algo mais espontâneo e descontraído.  Também não garanto que irei fazer comentários toda semana pois acho que esse anime não interessa muita gente, a não ser se esse post tiver um número grande de comentários de discussão desse anime. O meu propósito com esse post é discutir os rumos que essa série irá levar por ter sido uma obra que começou muito bem e foi decaindo até ter um final de primeira temporada horrível, com a falta de lógica sendo esfregada na cara do público. Mesmo se essa temporada foi muito boa, dificilmente darei mais do que sete para esse anime por culpa da primeira temporada. Eu tinha a esperança que esse anime iria apresentar temáticas interessantes através das consequências e horrores da guerra entre os terráqueos e os marcianos de Vers mas penso que o diretor Ei Aoki teve várias decisões equivocadas com o anime, fazendo este decair até chegar no fundo do poço. Essa série deveria ter sido dirigida inteiramente pelo Gen Urobutchi, que dirigiu os três primeiros episódios que foram sem dúvida os melhores episódios. O último episódio quase me provocou uma diarreia ao mostrar a cena que o Slaine salva sem motivo nenhum o conde que escreveu na testa dele que iria matar a princesa, eu pensei naquele momento que qualquer rumo que a história tomasse seria cagado, a resposta do roteirista para aquela situação não foi tão ruim como imaginava mas ainda tem coisas que incomodam muito nesse anime que irei falar mais abaixo.

A.Z13-15 (3)

Nessa retomada do anime, vemos que ninguém morreu desde o último episódio da primeira temporada. Isso mesmo, ninguém morreu. Aquilo lá foi um truque barato de enredo para causar alguma expectativa no espectador, já que a morte de qualquer personagem principal naquele momento não iria favorecer o enredo. Pelo menos o diretor conseguiu sair daquela enrascada do décimo segundo episódio que ele mesmo se meteu de uma forma que ainda não cagou tudo de vez, todas as tentativas de trégua entre Terra e Marte (Vers) iniciadas pela princesa foram encerradas e o Slaine tomou de vez o lado dos marcianos se aliando ao conde Saazbaum que ele salvou (sabe se lá porque), com a sua waifu em estado de coma dentro de um vidro cheio de líquido. Quanto ao Keanu Reeves Inaho, ele sobreviveu ao tiro no olho do Slaine não sei como e agora ele tem um olho biônico, voltando com um protagonismo ainda maior do que antes. Ele também possui o poder de Aldnoah porque ele fez respiração boca-a-boca na princesa no episódio que ela foi estrangulada (ela fez respiração boca-a-boca no Slaine quando ele chegou pela primeira vez em Vers) concluindo assim que o Aldnoah é um poder que pode ser passado através do beijo (que merda). A cena que o Slaine encontra a princesa Asseylum dentro da cabine médica reforça a ideia que o Slaine tem ciúmes dela, juntando com o interesse do Inaho forma-se um pseudo triângulo amoroso que ainda irá dar o que falar nos episódios futuros (incluindo a princesa Lemrina).

A.Z13-15 (2)

O maior ponto fraco da série toda que irá continuar até o seu fim é o Inaho. Ele é o tipo de protagonista picudo (como o Kirito, só falta o harém) que carrega o exército terráqueo nas costas acompanhado por vários personagens secundários inúteis. Os outros personagens que estão junto com ele não tem destaque, é ele que sempre resolve tudo. Nessa retomada de temporada, ele derrota um mecha congelante sendo que o adversário marciano fica apenas olhando o Inaho avançar até ele. Personagens que poderiam ser importantes como aquele tal de tenente Marito nós nem sabemos aonde ele foi parar. Em relação ao Slaine, ele foi um personagem minimamente interessante até o último episódio da temporada anterior, aonde se vê ele mais perdido do que cego no tiroteio e também se vê a falta de lógica nas atitudes dele em salvar o cara que atirou na princesa e não priorizar o socorro à princesa ferida indo atrás do Inaho. A saída do diretor para contornar a situação do último episódio não foi um pé no meio do saco como eu imaginava embora ele teve que apelar para conveniências de enredo para não matar ninguém, até agora eu me pergunto como o Inaho (com um tiro no olho) e a princesa conseguiram sair vivos daquela situação e como o Slaine conseguiu aquele plano de forçar o conde a aceitar a princesa e ficar do lado dos marcianos instantaneamente, sendo que antes ele estava mais perdido que cachorro que caiu da mudança e fez toda aquela cena de chororô ao ver a princesa sendo alvejada pelo conde. Outra coisa que foi bizarra foi o Inaho inconsciente ativar o Aldnoah da nave sendo que episódios atrás a nave tinha feito uma aterrissagem forçada por causa da princesa que tinha sido estrangulada e não poderia mais ativar o Aldnoah inconsciente, isso foi de matar.

A.Z13-15 (5)A.Z13-15 (6)

Indo para as coisas que se salvam na série, a animação de Aldnoah.Zero e principalmente o trabalho técnico na trilha sonora não decepciona, justiça seja feita, esses fatores não têm culpa na queda de qualidade da série. Uma personagem que possa a ter um pouco de potencial é a princesa Lemrina, a princesa bastarda que era negligenciada quando a sua irmã mais velha estava ativa e agora quer tirar tudo que a sua irmã mais velha tem, inclusive a atenção do Slaine. Ela também é ressentida por pensar que ela é apenas um instrumento na mão de todos eles por causa do seu sangue real que contêm o fator de ativação do Aldnoah. Se ela for uma personagem bem trabalhada, ela pode limpar um pouco a imagem do anime que já está bem desgastada internet afora. Outro personagem que chamou a atenção (não sei se para o bem ou para o mal) no último episódio é o conde Saazbaum, na sua conversa com o Slaine ele admitiu ser comunista e defendeu que o poder deveria ser compartilhado com todos quando eles tomarem posse da Terra. Isso dificilmente será explorado pois o conde morre no episódio quinze e o Slaine teoricamente herda esse ideal, não se sabe se ele irá dar continuidade a isso ou se o diretor e o roteirista vai jogar isso para escanteio.

A.Z13-15 (7)A.Z13-15 (8)

O episódio mostra a luta entre Inaho e Slaine mas a luta não é concluída pois o Saazbaum toma o seu lugar para lutar contra o garoto terráqueo, ele tem um catafractário superforte mas acaba caindo na armadilha de Slaine e morre com a revelação que o Slaine adiou a sua vingança por ter atirado na princesa apenas para usá-lo para subir na hierarquia e chegar a ser cavaleiro marciano. Poderia ser uma boa ideia, o que caga tudo é a tática do Slaine para fazer isso. Ele atira duas rajadas em uma direção da órbita da Terra para essas rajadas darem a volta ao mundo e atingirem um ponto específico da órbita como uma armadilha para o Inaho ou para o conde. O grande problema é que para ele ter feito isso com sucesso ele teria que estar no local de batalha no mínimo um dia antes, considerando as velocidades dos projéteis que se estivessem na velocidade supersônica (Mach 1 = Cerca de 900km/h, velocidade de bala de fuzil) demoraria quase dois dias para dar a volta à Terra, desconsiderando interferências devido ao lixo cósmico e aos restos da Lua no anime. Isso prova que o irrealismo das batalhas tira a credibilidade da série e faz o anime gerar comédia involuntária, junto com aquela parte sem noção que o conde declara que o Slaine é filho dele para todo mundo na sala de oficina de Vers (kkkk) . Já tem gente em fóruns e páginas da internet considerando esse anime como o novo Guilty Crown e como o pior anime que já viram em suas vidas, cheguei ao ponto de ver gente dizendo que Cross Ange melhorou e ficou muito melhor que Aldnoah.Zero (o que não deixa de ser verdade, e olha que Cross Ange é o tipo de anime guilty pleasure). Eu ainda vou ver esse anime até o final para medir o tamanho do desastre que irá ser.

Extra: Falando de coisa boa, no meu blog Selected Animes saiu a cobertura que fiz da mostra de filmes do Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon que aconteceu em Brasília. Deem uma conferida lá aqui no link do post.

 

 

10 pensamentos sobre “Comentando: Aldnoah.Zero – Episódios 13 a 15

  1. Bom comentário novamente, Shaturanga. Bem, eu não consigo nem mais discutir sobre se tem algo crivel em Aldnoah.Zero. Serio, eu tenho meus problemas com a escrita do Urobochi (acho que já comentei aqui no site) e não considero ele esse mestre todo que tanto dizem, mas ver de novo os primeiros três episódios faz parecer que você está vendo uma serie completamente diferente: no mini-arco se teve a construção de um cenário de sci-fi qie poderia dar muitos bons frutos, ainda que iniciado de forma apressada e com um acabamento de arco de introdução ainda mais rapido, mas o que se viu depois foi uma enxurrada de situações sem nenhuma veridicidade, inumeros furos no roteiro e um protagonista cool de tão frio que é imortal que não morre no final. Quase mais nada faz sentido. O roteiro está se remendando enquanto cada episódio é lançado. Para mim parece, sinceramente, que eles pegam um roteirista para cada episódio e pede para ele vê se tira algo que não cague 100% o anime. E realmente, as únicas coisas que ainda se safam são a soundtrack e a animação, que não são excepcionais, mas cumprem muito bem o seu papel e estão muito longe de ser um ponto fraco desse anime. Parabenizo pelo comentário novamente, ainda mais por ser um mais descontraído, que foge um pouco do seu estilo de revisão mais serio, mas que conseguiu manter o bom nivel apresentado nos outros (e dá dor de cabeça ficar pensando nos furos de roteiro desse anime).

    • Vlw pelo feedback! Pelas informações que tenho aqui o Gen Urobuchi participou apenas dos três primeiros episódios, por isso que acabaram sendo os melhores da série inteira. O resto foi feito sem a participação dele, assim o anime acabou virando uma decepção. A mesma coisa aconteceu com o Psycho-Pass 2, ele não foi o roteirista e o anime acabou indo para o saco também.

      • Agradeço a você, na verdade pelas reviews. Eu sabia qie ele só tinha escrito os primeiros três episódios, por isso que os defini como um arco de introdução (e se não me engano, ele saiu à público para dizer que ele não estava mais envolvido no projeto desde o episódio 03, ou seja, desde que desandou) e realmente, PP2 desandou muito ao tentar se fazer uma boa ficção científica e se desfazer em furos de roteiro.

    • Nessa temporada tem o Death Parade que está indo bem e o Shigatsu wa Kimi no Uso da temporada passada que ainda está passando que está indo bem também. Alguns do grupo estão vendo Yoru no Yatterman e estão achando bom. No ranking semanal tem alguns animes nos melhores e piores episódios (vou passar a colocar uns animes mais antigos lá) e daqui a pouco tempo vai ter também a Season Review que traz um ou outro anime que valha apena ver.

  2. Nem tinha pensado no tempo que leva para o projetil dar a volta ao redor da Terra quando vi o episodio. Seus cálculos são verdadeiros já que se ele disparasse o projetil numa velocidade muito grande, o mesmo sairia de orbita.

    Uma coisa que me incomodou bastante sobre irrealismo (não sei se é erro de legenda), é quando eles falam de vento no espaço, desde quando tem vento no vácuo para alterar a trajetória dos disparos, a menos que seja erro de legenda e na verdade eles estiverem falando da gravidade dos asteroides, mais vento no vácuo é absurdo. A menos que estejam se referindo a vento solar, mais esse é apenas a radiação emitida pelo sol, não creio que afete trajetórias de objetos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s