Comentando: Shigatsu wa Kimi no Uso – Episódios 10 a 12

Olá pessoas! Aqui é o Markimudkip com mais um  Comentando atrasado de Shigatsu, e assim deverá continuar. Ando enrolado ultimamente, mas pretendo terminar o que comecei, ainda mais por esse anime que tem sido um alento em meio a tanta porcaria que fui obrigado a ver nos últimos tempos. Sem mais delongas, vamos ver o começo do processo de transição que o Arima sofreu entre os episódios 10 a 12 e a mudança de foco para a Kaori e sua misteriosa doença, vamo nessa?!

Shigatsu wa Kimi no Uso - E13 - fig2

É, pois é. O mar profundo ataca novamente e no episódio 10 o que deveria ser mais do mesmo felizmente não foi. Pela primeira vez eu senti empatia pela dor do Arima, e isso graças a uma mudança simples na perspectiva da narrativa, um problema (grave) do último episódio. Algo realmente genuíno aconteceu, próprio para o momento e sem exageros. A platéia algumas vezes destoou e foi incompatível nas reações, embora tenha conseguido colocar protagonistas e coadjuvantes como iguais, o maior acerto desse episódio. Dar espaço para que alguns dos personagens menos visados se expressassem, fez com que os sentimentos ganhassem veracidade nas notas do Arima. Só achei forçado a Emi ter sentido de forma tão aguçada e precisa o que o Arima queria expressar e não a Kaori, a principal razão de tudo aquilo, tirando isto, um episódio cheio de emoção e com a entrada de um dos melhores personagens de Shigatsu, logo após a ending, Hiroko-san (finalmente).

images (6)

shigatsu-wa-kimi-no-uso-episode-10-10

shigatsu-wa-kimi-no-uso-episode-10-11

images (3)images (5)Shigatsu-wa-Kimi-no-Uso-10.mkv_20141215_020614.597-640x3605Tzvy9zapril11aqBj87EF

O episódio 11 tem uma ligação direta com o anterior e traz de volta a cidade, Hiroko-san com a finalidade de dar um responsável para o recém amadurecido Arima e uma nova fonte de diálogo para ele, afinal a tenebrosa mamãe da cadeira de rodas está prestes a desaparecer. Nos primeiros instantes do episódio fica claro que a “culpa” dos traumas do Arima tem origem na própria Hiroko-san, e acabaram de forma desastrosa após a morte da mãe dele, que já podemos notar não era tão má assim. Ainda percebemos que ela carrega essa “culpa”, mas em vez de se martirizar com isso, está disposta a corrigir tudo e fazer de Arima o pianista que ele sonha ser: excêntrico, seja lá o que isso quer dizer.

ss-2014-12-18-at-03-34-16Kimi-Uso-Ep-13-Kaori-Playingimages (4)

images (9)takeshi-aiza-heroKimi-Uso-New-ED

O ponto alto do episódio veio pela idolatria do Aiza pelo Arima e parece ainda presente, mesmo com a performance desastrosa. Perceber que todos tem fraquezas, mesmo aqueles em que você se espelha, mostrar a humanidade dele e suas novas emoções se movimentando, ficou excelente, e preciso destacar que ficou evidente a mudança na fisionomia do Arima, envelhecida e mais tranquila, logo ao fim da sua apresentação. E por fim, não houve nada de especial na última cena, onde em meio a um enxame de vagalumes, temos uma conversa franca entre Kaori e Arima sobre a imagem que ele tem ao tocar. A frieza da Kaori era desproporcional demais, mesmo tendo fundamento. A trilha sonora, por sinal maravilhosa, ficou jogada e fugiu completamente do contexto.

images (8)baby-arima-kouseiShigatsu-wa-Kimi-no-Uso-11.mkv_20141222_022212.332-640x360

E com o início do verão, o mau presságio surge e no episódio 12, a opening e a ending formaram uma ponte perfeita para o plot da doença da Kaori, apesar de ter gostado bem mais das primeiras músicas, a ending deu o tom perfeito para gerar preocupações quanto ao futuro da personagem. Muitas coisas foram trabalhadas no decorrer do episódio, mas podemos destacar como a Kaori ganhou ainda mais espaço ao apresentar sua família, com o terreno sendo preparado para desenvolver seu background. A menina da primavera sobreviverá até o fim do inverno ou morrerá antes do outono começar? É nisso que Shigatsu irá se segurar agora, como vemos, mais uma vez é algo simples e que se conseguir manter um ritmo fluído e com fortes emoções, é garantia de bons episódios pela frente, mas calma que não é só isso.

images (10)images (4)fullscreen-capture-1102015-12638-am-bmp38812Shigatsu-wa-Kimi-no-Uso-12.mkv_20150111_170050.183-640x360vlcsnap-2015-01-09-10h49m46s238-w800-h600april12cemi-flusteredstunned-tsubaki

Arima ainda não conseguiu desconstruir a imagem ruim de sua mãe e seguir em frente com sua música e ainda precisa treinar para o concerto de gala com uma partitura repleta de lembranças: tristeza do amor. É interessante refletir que o amor possui muitos lados, e que amar inclui dor e tristeza no pacote. E por falar em ver algo por um ângulo diferente, graças a Hiroko-san, Arima começa a perceber que talvez não esteja sendo punido por ser incapaz de ouvir as notas do piano e apenas tenha algo único, singular, algo que apenas um prodígio poderia ter dentro de si. Pois é, mais uma vez o protagonista fracote supera seus problemas e veremos como ele se sairá como acompanhante solo em um concerto para violinistas e provar para o moleque tampinha o que é música de verdade, já que Kaori deu o cano e deve ter sido hospitalizada mais uma vez ou foi dessa pra melhor. Até a próxima e flw! Comentem.

Arima forever alone

Um pensamento sobre “Comentando: Shigatsu wa Kimi no Uso – Episódios 10 a 12

  1. Recomendação de AMV para o proximo ranking semanal

    ok não são animes da melhor qualidade, mas sério n tinha como a musica combinar mais e a sincronia da musica com as cenas está ótima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s