Top 10 – Jack Nicholson

Boa tarde, aqui é o Estupratom trazendo um top 10 como tributo para um dos melhores atores que já existiu. Para os que ainda não souberam da novidade, o ator Jack Nicholson não está com  Alzeimer. Essa foi uma notícia falsa que circulou na internet brasileira e enganou muitos ingênuos, inclusive eu. destaque top 10 - 2a Como homenagem a esse grande ator eu resolvi fazer um Top 10 com o que para mim foram as melhores atuações de sua carreira, para que nossos leitores apreciadores do bons filmes possam chegar alguns de seus melhores trabalho dos quais talvez desconheçam ou não tenham tido a oportunidade de assistir.

10°: Coronel Nathan – Questão de Honra (1992)


10 Questão de HonraEssa é a participação mais curta dos filmes listados nesse Top, mas os poucos minutos que ele aparece em cena são marcantes. Quem nunca escutou a frase “Você não suportaria a verdade!”? Esse quote icónico foi imortalizado pelo vilão interpretado pelo Jack Nicholson nesse filme. O filme pode girar em torno dos poucos homens honestos do enredo, mas é o vilão que rouba a cena.


 9°: Edward – Antes de Partir (2007)


9 antes de partir Essa é uma escolha que pode dividir opiniões, mas Antes de Partir é um filme que não poderia ficar fora dessa lista. Nesse filme o papel do Jack pode não ser tão marcante ou impactante como o de outros filmes que ficaram fora do Top 10, mas a ternura que ele mostra em sua atuação ao lado do Morgan Freeman nesse lindo filme de dois idosos que querem realizar seus últimos desejos antes de morrerem. Essa para mim é um dos melhores filmes de amizades que já tive o prazer de assistir e foi um dos poucos filmes que conseguiram me fazer suar pelos olhos.  Já reassisti esse filme diversas vezes e estou ficando com vontade de ver ele novamente.

8°: Frank Costello – Os Infiltrados (2006)


8 os infiltrados

O segundo filme mais recente da lista, e também o filme favorito do Carlos, um dos membros do EMD. Nem vou perder tempo falando de os infiltrados de forma geral, o filme é recente e você ou já assistiu ou já sabe do que ele se trata. Se você não o conhece, o filme é dirigido pelo Martin Scorsese, ganhou 4 oscars e tem um elenco do caralho, ou seja, você já deveria ter visto. Nesse filme novamente o Jack Nicholson rouba a cena interpretante de forma única um líder da máfia, e roubar a cena do Leonardo DiCaprio e do Matt Damon nesse filme não foi uma tarefa fácil.

7°: Garrett Breedlove – Laços de Ternura (1983)


7 - Laços de Ternura

Esse foi o papel que lhe rendeu seu segundo Oscar. Mesmo o filme sendo focado na relação problemática entre mãe e filha, a atuação fenomenal do Jack Nicholson faz com que ele vire um dos pilares do filme. Sua versatilidade no filme é inacreditável, dosando com perfeição o lado galinha e humorístico do personagem com seu lado sensível e marcante. Melhor atuação romântica de sua carreira.

6°: George Hanson – Sem Destino (1969)


6 Sem Destino

Filme mais antigo desse Top 10. Seu tempo em cena é curto, mas sua interpretação de um advogado paranoico, alcoólatra e drogado não apenas consegue roubar a cena dos atores mais consagrados da época, como Peter Fonda e Dennis Hopper, como também foi sua primeira nomeação ao Oscar e foi o filme que colocou o Jack Nicholson no mapa.

5°: Melvin Udall – Melhor é Impossível (1997)


5 Melhor É Impossível

Esse foi o papel que lhe rendeu seu terceiro Oscar. Nessa divertida comédia dramática ele interpreta Melvin Udall, um vizinho filho da puta, racista, homofóbico, anti-semita e misantropo que sofre de TOC. Jack conseguiu realizar o impossível ao fazer os espectadores criarem laços de afeto com esse personagem desgraçado enquanto ele tem que cuidar do cão de seu vizinho homossexual após o dono ser hospitalizado. Um exemplo de filme com uma historia simples mas que nas mão de pessoas competentes se torna gigantesco. Esse é o tipo de filme que sempre que passar na televisão eu vou parar para assistir.

4°: Joker – Batman (1989)


4 - batman

Vamos falar a verdade, vocês já sabiam que esse filme iria estar no mínimo do Top 5. Nesse filme o Jack Nicholson conseguiu provar que é possível fazer um vilão icônico dos quadrinhos se tornar inesquecível nas telas do cinema. Esse filme do Tim Burton pode não ser uma maravilha, mas o Joker do filme é simplesmente inesquecível. Diferente do caótico personagem de Heath Ledger, o Coringa desse filme é mais fiel ao personagem tradicional dos quadrinhos, sendo guiado por sua loucura em relação ao humor. Ambos são papeis fantásticos e ao mesmo tempo incomparáveis devido as diferentes abordagens.


3°: Gittes – Chinatown (1974)


3 chinatown Um filme que só não recebeu uma quantidade avassaladora de prêmios porque foi lançado no mesmo ano que Poderoso Chefão 2. Em minha opinião esse é o melhor filme do consagrado diretor Roman Polanski, e tirando o primeiro colocado desse Top 10, é o papel mais complexo que o Jack já fez. Não por ser um personagem que leva uma característica ao extremo, mas por ser um papel de muitas camadas, impressionando em cenas de romance, medo, raiva, surpresa, etc. Em nenhum memento parece que estamos vendo alguém atuando, o personagem é tão palpável que chega a ser difícil de acreditar.  Esse filme pode ser um ótimo conteúdo didático para os moradores de São Paulo, porque o filme trabalha as Guerras da Água na Califórnia, algo que provavelmente vai acabar acontecendo em SP. Sem contar que esse foi o filme que consagrou o estilo noir em diversas obras de investigação que vieram posteriormente.

2°: Jack Torrance – O Iluminado (1980)


2 o iluminadoQuem nunca brincou de quebrar a porta de alguém a machadadas apenas para colocar a cara na fresta e dizer “Here’s Johnny!”? Essa obra prima do suspense foi um dos filmes mais marcantes de minha infância, e foi esse papel que me fez nunca mais esquecer o nome Jack Nicholson. Não tem muito o que falar sobre esse filme que vocês provavelmente não saibam. Foi dirigido pelo genial Stanley Kubrick e foi adaptado do livro do Stephen King de mesmo nome. Se você gosta de suspense e ainda não viu esse filme, você simplesmente não assistiu o melhor suspense já feito. A matemática é simples: Dirigido pelo Kubrick + enredo Stephen King + atuação fora do comum do Jack Nicholson = Inesquecível! PS: Curiosidade a parte, a lendária cena do “Here’s Johnny!” foi improvisada.

1°: R.P. McMurphy – Um Estranho no Ninho (1975)


1 Um Estranho no Ninho Essa não é apenas a melhore atuação do Jack Nicholson, como também é uma das melhores atuações de sua geração. Esse filme ganhou 36 premiações, entre elas cinco Oscars e seis Globos de Ouro. Esse filme não só deu ao Jack seu primeiro Oscar, como o fez ganhar o prêmio de melhor ator em todas as premiações cinematográficas da época. Nesse filme vemos Nicholson interpretar um louco internado em um hospício que se torna líder de outros malucos para que os mesmo se rebelem contra o sistema opressor. O filme é repleto de boa comédia, personagens marcantes, drama de qualidade e um final surpreendente. Sua visão social faz com que o filme seja alvo de estudos sociais e de comportamento em diversas universidades até os dias de hoje.  Sem dívidas esse é um filme que você deve assistir antes de bater as botas.


15 pensamentos sobre “Top 10 – Jack Nicholson

  1. Porra, “Um estranho no ninho” é otimo, mais quem imortalizou a imagem de Nicholson nos cinemas foi “O iluminado”, sua lendaria cena “Here,s Johnny!”, é tão famosa quanto a cena do chuveiro de “Psicose”, sem contar que o Nicholson sempre teve cara de louco psicopata, em o iluminado é como se ele encarnasse o papel que mais combinasse com a face dele.

    • Concordo que a atuação dele em o Iluminado tem momentos que sempre serăo lembrados, mas alguns deles foram bem influenciados pela direção do Kubric, isso acabou sendo o diferencial nessa disputa. Em Um Estranho no Ninho, a sua atuação é uma masterpiece durante todo o filme. Não é seu papel mais popular, mas para mim é a sua atuação mais completa e impressionante. Mas eu te entendo, decidir o TOP 1,2 e do 7 ao 10 foram dúvidas crueis, qualquer diferença de abordagem poderia mudar algumas das colocações. Vlw pelo feedback, e me avise se achar que desmereci algum filme que năo está na lista.

  2. Porra estupra que foda cara, sou fã de cinema, ainda mais do Jack Nicholson o cara é uma lenda viva. já vi 8 dos filmes dessa lista, Os Infiltrados tem um dos melhores finais da historia do cinema, O Iluminado um dos melhores suspenses que merecia um óscar, Um Estranho no Ninho então nem se fala é genial em todos os sentidos. Cara fiquei muito feliz com top que vc fez, acho que não foram muitos site de cinema que já prestaram homenagem pra ele e o cara merece e tbm por vcs estarem falando de cinema aqui no EMD, e na lista só filme foda.

    Também foi pego na noticia que ele estava doente, recentemente só vi que era mentira.

    Muito obrigado pelo post cara

      • Hum faça um top 10 de filmes de animes seria interessante.

        Meu top pessoal
        1-Akira
        2-COWBOY BEBOP: O FILME
        3-A Viagem de Chihiro
        4-Cavaleiros do Zodíaco – A Grande Batalha dos Deuses
        5-Final fantasy Vll
        6-Pokemon o filme
        7-Patlabor
        8- Street Fighter II – O Filme Animado
        9-Cavaleiros do Zodíaco – A lenda dos defensores de Athena
        10-Animatrix

        Esse meu top não é grande coisa, mais é que não assisti muitos filmes animados para fazer um top melhor, assisto mais series animadas mesmo.

        • Esse tema fica mais legal para fazer podcast do que um top pessoal meu. E da sua lista, tem muitos que eu concordo, principalmente o do Street Fighter. Pessoalmente eu tiraria Cavaleiros do Zodíaco – A Grande Batalha dos Deuses, acho o do Abel bem melhor, e colocaria Akira em uma posição mais baixa. E lembrando que A Viagem de Chihiro não é filme de anime.

          Na minha lista eu também cogitaria filmes como The End of Evangelion, Redline, Ghost in the Shell, Lupin III, Vampire Hunter D, Blood The last vampire, Nausicaa, Ninja Scroll e alguns outros.

        • Pronto Estupra, ta decidido queremos mais top ou post nesse estilo hahahahahaha, um top bacana seria tbm top 10 de filmes de animes, seria legal pq teria algumas indicações acho que de anime só assisti akira, ghost in the shell e tokyo godfathers.

          Ou um top 10 dos filmes do Sorcesese ai seria dahora hahahaha

        • Pois eu amo “CDZ A Grande Batalha dos Deuses”, tem as falas mais legais, lembro de todas elas, odiei a redublagem que a Dubrasil fez, piorou os filmes.

          Em o “Santo guerreiro” a redublagem nem me incomodou, na “Batalha de Abel” também não, senti apenas falta apenas das musiquinhas clássicas da manchete que foram cortadas nesse filme, mais “na grande batalha dos deuses” eles mudaram as melhores falas, e como tenho elas na cabeça fiquei muito puto com isso, mais dos 4 filmes quem mais sofreu foi “Os guerreiros do Armagedom”, mudaram o dublador foda do Lúcifer por outro com uma voz irritante.

        • A batalha de Abel eu vi no cinema quando era moleque, uma das minhas lembranças mais antigas no cinema. Nenhum desses filmes eu vi no áudio original, se um dia eu tiver coragem de quebrar novamente a regra dos 15 anos eu tento assistir.

        • Desses filmes a melhor dublagem é a da “Gota Magica”, e a pior é a nova da “DuBrasil”, já no seriado a dublagem da “Gota Magica” não é tão boa quanto a do “Alamo”.

  3. Gostei bastante desse top 10 , tem alguns filmes que eu já assisti como Antes de Partir e outros que ainda não assisti, eu gosto quando tem algum post ou recomendação sobre filmes no site. Continuem falando sobre filmes porque ajuda a apresentar filmes bons que as vezes as pessoas não conheciam.

  4. Putz cara muito legal esse top 10, parabéns por esse conteúdo “extra” no site.
    Que vergonha só ter assistido 1 filme (O Iluminado) dessa lista, tenho muto que evoluir minha lista de filmes vistos hahahahaha

  5. Puta ator e figuraça, espero que não esteja doente mesmo. Faltam uns 3 filmes desse Top pra assistir mas eu inverteria o 4º e 5º colocados. Agora se fosse de filmes eu tiraria Iluminado do do top 5.

    • Se fosse de melhores filmes, a lista seria bem diferente. eu teria que cogitar filmes como The Witches of Eastwick, About Schmidt, Wolf, e outros.

  6. Interessante,lembro que assisti Antes De Partir a muito tempo só pelo Morgan Freeman,nem conhecia o Jack na epóca,assisti recentemente e o filme é muita agradável e a quimíca entre os dois é impressionante.A pouco tempo assisti O Iluminado,e não tem como não ser fã dele depois desse filme,pra um filme de 1980 um suspense de lhe prender o tempo inteiro e as 1000 facetas do Jack foram demais. Vou anotar alguns desses filmes pra assistir,bom post.

Deixe um comentário

